quarta-feira, 7 de março de 2012

Orações - Terço da Juventude


Orações
Terço da juventude

Para muitas pessoas a juventude e' apena uma etapa da vida, um tempo de transiçao, de escolhas, de adaptaçao. No entanto, sabemos que ser jovem e' muito mais que ter pouca idade. E' ter muita vida no coraçao, muita vontade de vencer, muita garra para ir 'a luta. que este terço nos anime a seguir o exemplo de tantos jovens da Biblia que lutaram e venceram


Primeiro Mistério: A história do jovem Davi 
(I Sm 16, 1-13)

Uma das coisas que mais entristece um jovem é não receber a confiança dos mais velhos. Há quem diga que o jovem é naturalmente irresponsável. Pelo jeito, Deus não pensa assim, pois confiou os momentos mais importantes da história da salvação a pessoas jovens. Vamos rezar e refletir sobre esta história do jovem Rei Davi.

Segundo Mistério: Uma jovem chamada Maria 
(Lc 1, 30-38)
Se a história acontecesse nos nossos dias, Maria estaria cursando os primeiros anos do Ensino Médio. Não teria mais que 16 anos. E Deus colocou em suas mãos a decisão mais importante da história. É claro que este é um caso todo especial. Mas nos faz pensar na confiança que devemos ter em nossos jovens. Quantos deles estão em tempo de decisão. É preciso a fé e a coragem de Maria para dar um passo. Mas não sem antes questionar o significado das coisas, como fez a jovem de Nazaré. Juventude é tempo de questionamento, de fazer muitas perguntas. Mas no final de tudo é preciso ter também a disponibilidade de Maria.

Terceiro Mistério: A adolescência de Jesus 
(Lc 2, 41-52)
No início de sua adolescência, Jesus aparece com um destes meninos perguntadores: por que isso? Por que aquilo? Fazia também suas aventuras: deixou seus pais preocupados quando desapareceu no meio de uma excursão; Quem já não passou por essa situação? Não basta crescer em tamanho. Também não basta passar no vestibular e ser bem visto pelos outros. Não é suficiente crescer em sabedoria. O jovem precisa de um crescimento integral: no corpo, na mente, no coração...diante de Deus e diante da sociedade.

Quarto Mistério: Um jovem que disse não 
(Mt 19, 16-29)
Este jovem tem alguma coisa a ver com você? Um barco precisa soltar as amarras e jogar fora algum peso para avançar em direção ao alto mar. O que é que está pesando demais em seu coração? Será que essa não é a causa de muitas de suas tristezas?

Quinto Mistério: Um jovem que disse sim
Se o jovem rico disse não e colheu tristeza, João disse sim e tornou-se símbolo de ternura, alegria e amor. O jovem João esteve presente em momentos marcantes da vida de Jesus. Porém, o que mais chama a atenção é que João, o mais jovem dos apóstolos, foi o único a seguir até a cruz. Esta fortaleza é o grande dom que pedimos nesta oração. Diante dos apelos da droga, da violência, da vida sexual irresponsável, da moda, e de tantos outros caminhos que conduzem à morte, o jovem é chamado a escolher o caminho da vida. Basta dar um passo...os outros virão!

0 comentários: