quinta-feira, 5 de abril de 2012

SEMANA SANTA


A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Se  inicia Domingo de Ramos, onde se faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

O espírito quaresmal nos encaminha para a Semana Santa, que precede a Páscoa.

Na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa, a Igreja prepara-se para o Tríduo Pascal, contemplando o Servo sofredor. São dias dedicados a celebrações e orações especiais
Na Quinta-feira Santa comemoramos a última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Durante esta ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio Cristão, prefigurando o evento novo da Páscoa cristã que haveria de se realizar dois dias depois.

Na Sexta-feira Santa a Igreja não celebra a Eucaristia. Recorda a Morte de Cristo por uma celebração da Palavra de Deus, constando de leituras bíblicas, de preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental.
A noite do Sábado Santo é a "mãe de todas as vigílias", a celebração central de nossa fé, nela a Igreja espera, velando, a ressurreição de Cristo, e a celebra nos sacramentos.

 Tríduo Pascal 
O Tríduo Pascal termina com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. Na verdade o Cristo ressuscitou, aleluia! A ele o poder e a glória pelos séculos eternos.

O espírito quaresmal nos encaminha para a Semana Santa, que precede a Páscoa.
E nesse clima todo especial a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré vai desenvolver uma programação toda especial para reviver todo o sofrimento de cristo  até sua ressureição para a vida eterna.

 Programação

Tem início na celebração da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa com Missa  ás 19:00 hs, com a tradicional Missa do Lava pés.
A Paróquia realiza na Sexta-feira  às 8:00 hs,  Via Sacra pelas ruas da cidade, e as 15:00 hs  Celebração da Paixão do Senhor.

No sábado às 21:00hs Celebração da Vigília Pascal  na igreja Matriz.
Domingo é celebrada a Missa da Ressureição às 8:00 hs


0 comentários: