sexta-feira, 2 de março de 2012

Ser Dizimista: Ser convertido


       Recentemente fui procurado por uma senhora  que me disse: Padre, vendi uma casa e quero devolver  a Deus  e á igreja o DIZIMO referente  ao  valor do Imóvel ,  quero dar  dez  por cento desse valor”.  Fiquei feliz  não simplesmente  pelo valor  monetário  que ela   deseja entregar á Igreja , mas fiquei feliz pelo grau de consciência  cristã dessa senhora católica. Ouvir aquelas palavras e ver aquele gesto me faz acreditar  que  nossa igreja caminha  rumo a um futuro promissor e que o Espirito Santo é verdadeiramente quem lhe sustenta e santifica.
         Você, meu  irmão e minha irmã, que agora lê esse  editorial, também é convidado a fazer essa experiência  magnifica de ser um dizimista verdadeiro. É convidado a se  deixar tocar profundamente pelo ardente desejo de ser um cristão  católico verdadeiro. Nossa Igreja já possui  um grande número de frequentadores de missas. Porém, possui  um numero ainda muito pequeno de homens e mulheres  comprometidos com a causa do Reino de Deus.  Se olharmos com serenidade e verdade para dentro de nós mesmos, perceberemos que falta muito para sermos realmente convertidos ao Evangelho. Somos desobedientes á palavra do Senhor e desobedientes á doutrina de nossa querida Mãe Igreja.
         A maioria de nossos cristãos católicos é quase que totalmente alheios à questão da manutenção e conservação de nossas comunidades. Não se interessa pela administração paroquial. Não assume a Igreja como  uma extensão  de  sua vida e de sua família. É como se ficasse esperando que os outros façam tudo. É bom  chegar para os momentos celebrativos  e  encontrar  tudo  pronto.
          Melhor seria se você também tivesse  contribuído para que tudo estivesse  funcionando bem. Como seria bom se você tivesse a  alegria de dizer “Eu também participei, eu também contribui”.
         Essa senhora que eu citei no inicio, mostrava- se alegre em depositar nas mãos de DEUS  e da Igreja  aquele dizimo. Ela tinha consciência de que a décima parte daquele dinheiro não lhe pertencia, era do Senhor que  tudo têm lhe dado ao longo de sua vida. Essa senhora  com certeza já fez uma experiência  profunda  e eficaz  de DEUS. Talvez seja exatamente isso  que falte em muitos católicos : Fazer uma experiência eficaz de DEUS. Descobrir  que ser  cristão e ser católico é muito mais do que  uma simples relação  fria e sem compromisso, marcada apenas por devocionismos pessoais  e culturais. Ser cristão  e ser católico  é mergulhar  de cheio numa espiritualidade  centrada  na palavra  do Senhor  e na doutrina católica; é estar aberto  a um processo de conversão diário, escutando, meditando, refletindo  e tomando decisões maduras  acerca da fé.
         Não  há conversão verdadeira em alguém  que ainda não fez uma experiência  de partilhar  de tudo o que possui, qual seja: bens pessoais e bens matérias .
“Quem ainda tem medo de ser dizimista  verdadeiro  ainda  não viu aberto os reservatórios dos céus e não provou das bênçãos que caem das mãos de Deus diariamente ( MI 3, 10).”
         Tenha fé e coragem. Decida-se hoje. O tempo é agora. Sinta a alegria de ser DIZIMISTA.

Pe. Edmilson Mendes Menezes
 

0 comentários: